sábado, 26 de novembro de 2011

Feira Japonesa e Portas Anti-spam

No SONDA deste sábado falamos da Feira Japonesa do Recife, amanhã, dia 27 de novembro. O evento vai acontecer na Rua Bom Jesus, Recife Antigo, e terá o tema Taiko, os tradicionais tambores japoneses. A programação começa as dez da manhã e vai até as dez da noite. Durante doze horas Recife vai estar com um jeito mais oriental.


O evento é aberto ao público e contará com apresentações de corais, danças típicas, desempenho de cosplayers, karaokê, que é uma verdadeira febre no Japão. E ainda, a Equipe Super-Con vai exibir as maiores novidades dos Animes e Tokusatsus e AMV's na Rua do Anime, que faz parte da feira.

A abertura oficial, que acontece as dez da manhã, vai contar com a presença do cônsul do Japão no Recife, Tadayoshi Mochizuki e do prefeito do Recife, João da Costa. Também acontecerá a cerimônia Kagami Biraki, quebra de barril de sakê, além do Ren Taiko Recife, grupo da ACJR, Associação Cultural Japonesa do Recife.

A ACJR surgiu em 2007, com uma parceria entre Frederico Yuji Ojima e Ricardo Alves Júnior que resolveram criar um grupo de taiko no Recife. A associação começou a funcionar efetivamente em março de 2008. O objetivo da dupla era de realmente criar um grupo que pudesse tocar instrumentos originários do Japão. O grupo Ren Taiko Recife tem hoje cerca de quinze pessoas.

Na grade de programação, também há espaço para as atrações culturais do Brasil e do exterior, além de uma programação infantil, que conta com jogos e apresentações de corais. Também haverá apresentações de dança, desfiles e algo que é muito aguardado, treino de artes marciais, a Programação Anime e o karaokê.
Se quiserem saber mais sobre a Feira, podem visitar o twitter oficial do evento, o http://twitter.com/#!/feirajaponesape


Também falamos sobre spam (mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa). O Brasil é o quarto país do mundo que mais sofre com sapms. Para solucionar esse problema, o CGI.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil, apresentou no último dia 23 medidas que fazem parte de um acordo de cooperação chamado “Gerência da porta 25”, e que prevê um conjunto de políticas e tecnologias para reduzir o envio desses e-mails indesejados.

O acordo foi assinado pela Anatel, CGI.br, Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e Associações de Provedores de Acesso e Serviços de Internet. O prazo é que as prestadoras de internet se adaptem à proposta em até 12 meses. Após este período, pode haver bloqueio da porta 25, impedindo o envio de e-mails, obrigando usuário e empresa e trocar de porta de saída de mensagens.

Segundo o CGI.br, o Brasil tem um número alto de máquinas infectadas por códigos maliciosos que enviam mensagens não solicitadas. A proposta do órgão é ter um conjunto de políticas e padrões técnicos para ser usado em redes de usuários finais para combater o excesso de spams e a propagação de códigos maliciosos.

A ideia criada para resolver o problema é fechar a porta 25 dos e-mails, usando uma outra porta, a 587 ou 465, permitindo que os spams sejam bloqueados pelos provedores. A porta 25, usada para enviar spam por programas maliciosos, no entanto, deve ser bloqueada pelos servidores para a medida ser eficaz. Mesmo com o usuário utilizando a porta 587, por exemplo, mas com a 25 aberta, o spam continuará sendo enviado. O spammer até pode enviar mensagens maliciosas pela porta 587, mas, por meio dela, ele consegue ser rastreado pelo provedor.

O usuário precisa mudar a configuração do e-mail, alterando a porta de saída da 25 para a 587 ou 465, algo que, segundo o CGI.br, será proposto ao usuário pelos provedores. Quem utiliza webmail (como o Hotmail, Yahoo BOL e Gmail) não precisa fazer qualquer alteração. O filtro criado faz com que a porta 25 apenas se comunique com o servidor, não mais enviando mensagens.








Nenhum comentário:

Postar um comentário