segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Rede Social


Nada poderia vir a calhar mais, nesse período de pujança das redes sociais e das novas mídias, do que um filme que conta a história (e as polêmicas) do surgimento do maior site de relacionamentos no mundo. "A Rede Social" ou "o filme sobre o Facebook", como já ficou conhecido, é o novo filme dirigido por David Fincher (O Curioso caso de Benjamim Buton, Clube da Luta) e que conta com um forte elenco de jovens atores, dentre eles, o cantor Justin Timberlake, sobrenaturalmente à vontade em seu personagem no filme.

Durante a trama, acompanhamos a jornada de Mark Zuckerberg (Jesse Einsenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, criador do facebook. O subtítulo do filme é praticamente um "spoiler" do que o protagonista vai viver durante a projeção: "Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos". Hoje o facebook vale aproximadamente 25 bilhões de dólares e Mark Zuckberg é o jovem mais rico do mundo. Mas nem sempre foi assim. A fama e o dinheiro não são conquistados da noite pra o dia, e é isso que o filme do Fincher deixa claro em seus 121 minutos de duração.

A Rede Social é um filme atual e indispensável pra qualquer um que lida com comunicação, internet e tecnologias da informação. No geral é um filme harmonioso, de roteiro complexo e intrigante, muito bem montado e finalizado. Quem ainda não viu, corra pra vêr! Quem já viu reflita sobre aquele F5, aquele "atualiza" ininterrupto que nos diz claramente que a vida social é uma rede e as mudanças acontecem em escala, cabendo ao fluxo determinar a sua velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário